The Great Harborship

The Great Harborship

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pedra Fundamental

Há muito tempo (ou nem tanto assim), um grupo de brasileiros mal equipados partiu em direção a um continente distante, do outro lado de um oceano (Atlantico pra quem por ventura não sabe), com o intuito de lutar numa Grande Guerra (a segunda pra quem por ventura não sabe).
No entanto, eles lutaram, morreram...e meio que ficou por isso mesmo na lembrança brasileira comum.
O Projeto visa não descontruir heróis mistificados como Tiradentes e outros, mas debater e mostrar os fatos históricos que levaram ao "esquecimento" destes heróis, revelando seus feitos, suas conquistas e suas derrotas, mostrando sua história em guerra e no importante pós guerra.
Pra quem quiser filosofar sobre o termo "herói" os julgo heróis por este dos talvez varios conceitos: "aquele que morre por ti";
Inspirações: Sou um fã em guerras (estuda-las), em particular a segunda guerra mundial. Outra inspiração foi este micro documentario (e bota micro nisso) apresentada pela EPTV (a Globo daqui da região de Campinas) , fora um grande patriotismo nato.
Pra quem não quiser (ou não conseguir) assistir todo o video, recomendo ver no minimo o trecho 7:30 - 8:30.

4 comentários:

  1. Sem dúvida que esse tema merece grande respeito. Não é dificil compreendermos o porque se "ter ficado por isso mesmo, na lembrança brasileira comum" a história dos pracinhas da FEB, uma vez que a entrada do Brasil na 2ª Guerra tenha ocorrido meio a contra-gosto do então presidente da República, Getulio.
    Quando ele dizia que os americanos queriam arrastar o Brasil para a guerra, ocasião em que diz q essa entrada não seria util nem para o Brasil, nem para os Estados Unidos, dá-se a entender que, de fato, não lhe era interessante lutar contra um regime(de ditadura) o qual era, supostante, simpatizante...
    Enfim, do mito à ideologia: Parece que não queremos nem mesmo construir um Brasil em cima de verdades parciais... queremos a mentira total. A ideologia...
    Pronto, rs...falei demais ja..
    uahaua

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou gostando do que está apresentando.. ^^, adoraria ver aqui um pouco da história da Guerra de Canudos, os sertanejos subestimados e a arte da guerra que por eles foi aplicada!
    Gostaria de ver você discorrendo sobre os dois lados e o que acha que eram as duas realidades naquele contexto!
    Desculpa a folga hahahahaha, mas eu realmente gostaria de ver sua abordagem.. :D

    ResponderExcluir
  3. Bom, o assunto do blog naum eh este em si, mas farei uma postagem soh sobre esse tema entaum para ti =)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada.. *.*
    É que eu adoro esse tema hahahaha!

    ResponderExcluir