The Great Harborship

The Great Harborship

terça-feira, 1 de junho de 2010

Mais perto




A ignorancia sobre nossos heróis chega até a assustar.
Acima duas imagens, tente identificar quem é (ou são) os heróis. Apenas UMA das fotos contem herói(s).

10 comentários:

  1. O termo herói varia de pessoa pra pessoa, cultura pra cultura. Levando em consideração que herói é aquele defende o bem comum, ou um grupo de pessoas, ou de interesses, ele pode ser vilão se visto de outra ótica. Então, acho, que seja preciso explicar o contexto, e o que é herói essencialmente. Posso dizer que ambas as figuras contém heróis, ou apenas uma contém, mas se eu disser isso sem ao menos explicar o porque, vou estar sendo prepotente e apresentarei minha concepção como uma verdade absoluta, sem levar em consideração que a minha opnião está carregada de aspectos culturais que venho carregando desde minha infância.

    ResponderExcluir
  2. Ludo, simplesmente a primeira IMAGEM naum existe.
    Trata de uma obra ficticia, naquele processo republicano de fazer um personagem, !Tiradentes", parecer com um personagem da mitologia cristã: Jesus Cristo.
    Parti do pressuposto que todos da facu (alunos + professores) sabem a história de tiradentes e a criação do mito Tiradentes, talvez isso sim pode ter sido "prepotencia".
    Ja a segunda é uma foto real.

    Em outras palavras:
    Foto 1: Mito criado;
    Foto 2: Fato histórico;

    ResponderExcluir
  3. ah, entendi, é que além de ser cristão não sei sobre inconfidência mineira, tsc, que infelicidade minha.
    Eu gostei do seu tema cara, realmente ninguem fala sobre isso, tenho até uma certa aproximação com ele. Vou acompanhar aqui!

    obs:
    1)O que é um processo republicano de fazer um personagem?
    1)Mitologia é a mesma coisa que religião?

    ResponderExcluir
  4. Vc foi ironico no inicio? -.-
    Sobre mitologia e religião, depende do olho de quem ve, um cristão acha o cristianismo religião, e não mitologia. Alguem que cultue os antigos deuses não vai achar sua religião uma mitologia, e assim vai.
    Funciona da mesma maneira que o termo "paganismo" quase.

    2)Sobre o processo republicano de fazer um personagem, eu remeti a história, onde os Republicanos precisavaum de um "herói", e assim criaraum uma figura mitica, um falso herói Tiradentes, distorcendo varios fatos, como o da aparencia que eu ja falei acima.

    ResponderExcluir
  5. saquei, queria continuar pergutando, mas acho que eu to enchendo o saco, rs

    no começo eu fui irônico sim, achei ofensivo falar de religião como mitologia, não sou religioso, mas falar de certas coisas de certas formas acabam gerando atritos desnecessarios, além do mais, você sabe que tem uma linha tenue entre as duas, ainda assim é muito facil uma tomar o lugar da outra de certa forma, mas em geral são diferentes.

    ResponderExcluir
  6. Pode perguntar eh claro =)
    Mas, como vc mesmo falou, a forma com que falamos as vezes ofende;
    Sobre Religião e mitologia, são duas coisas taum proximas, e ja escutei tantas vezes que minha religião era mitologia, que...me acostumei com esse tratamento;
    Algo do tipo: se vc chama a religião de alguem de mitologia, a do outro tambem pode ser chamada;
    Mas é dificil, pense você mesmo quantas vezes vc ja naum chamou alguma outra religião de mito, que seja antigas religiões como a Grega;
    É complicado...mas brigar por isso não vale a pena, é soh entender o ponto de vista do outro.

    ResponderExcluir
  7. é possivel, inclusive dizer que uma religião não vive sem mitologia, mas o contrario pode ser possivel... de toda forma, acredito que a comparação existe pois vemos que ambas tentam nos explicar quem somos, de onde viemos, e até para onde vamos...]
    Martel, acho que a discussão em cima destes conceitos valeu mais que as proprias imagens viu..rsr
    Muito legal sua intenção a partir das duas imagens e da pequena frase "A ignorancia sobre nossos heróis chega até a assustar", Contudo, não há duvida que sem um conhecimento previo do Contexto do "mito republicano", quando da Proclmação da República, fica um tanto dificil de fazer um comparativo coeso com a ideia que você quis apresentar...)xD

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o Juliéverson: religiões não vivem sem mitologia. Como não considerar que existem mitos (heróis) dentro de um templo religioso? Seja qual for a religião, existem grandes heróis que se tornam entidades, dentro do contexto, até que divinas, observando logicamente o conceito politeísta e monoteísta da coisa. Vou almoçar e continuo minha linha de comentário rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Mas, como podemos ver, não é somente a religião que apresenta uma característica mitológica no Brasil (e, porque não, no mundo), mas também o cenário político-social é, também uma fonte imensurável de "santos" e "entidades", nem sempre positivas, mas com a mesma influência sobre os fatores.
    Podemos observar que mitificou-se muito sobre Tiradentes, por exemplo. Mas, para que possamos realmente ter uma noção do que ocorre, devemos citar que a Inconfidência Mineira teve como mentores ideológicos e "agitadores políticos" o DESEMBARGADOR Tomás Antônio Gonzaga, além de outras figuras da elite das Minas Gerais, como o coronel Inácio José de Alvarenga Peixoto, o poeta e magistrado Cláudio Manoel da Costa e os religiosos José da Silva e Oliveira Rolim e Luis Vieira da Silva que, para serem poupados da forca, utilizaram um bode expiatório.
    Quanto a questão dos heróis, ainda relacionadas à questão do mito, penso que criar-se um mito é, também, uma forma de explicar de forma mais fácil o que acontece no mundo. De acordo com a mitologia bárbara, Thor, com o seu martelo, provocava o trovão (um exemplo). Funciona assim dentro de uma sociedade, jogando-se, de uma certa forma, a responsabilidade da evolução do quadro social sobre as costas desses mitos. E cito, para finalizar, uma frase de Bertold Brecht em "A vida de Galileo": "Infeliz não é a nação que não tem heróis, e sim, a que precisa de heróis".
    Martel, muito bom o blog. Gostei demais das discussões promovidas e a forma com a qual as discussões foram promovidas, por meio de imagens e levantamentos de questões correlacionadas. Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir