The Great Harborship

The Great Harborship

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Canudos: A Fortaleza do Nordeste (A Pedidos) Parte I – Introdução Histórica


Nordeste brasileiro, final do século XIX.
A Situação vivida por muitos de seus habitantes era a mesma de atualmente: miséria, fome, subemprego e exploração. Vivia-se pouco, e sofria-se muito (ou melhor: Vive-se pouco, e morre-se muito, pois tal realidade infelizmente ainda não pode ser somente usada no Pretérito).
A história tem seu segundo inicio (pois o primeiro é o descaso publico e a miséria) com Antonio Conselheiro, uma pessoa comum a qual não agüentou o peso de um abandono, e assim, se tornou um andarilho e “afogou” sua magoa e dor na religião.
Em suas andanças, se tornou verdadeiramente um líder religioso, pelo grande numero de seguidores que obteve pregando palavras da religião/mitologia cristã, e condenando a situação miserável do povo nordestino (que por nós é amplamente conhecida).
Conselheiro resolve por parar em uma pequena aldeia denominada Canudos, a qual, pela sua presença e liderança, a partir desse momento, experimentou um crescimento vertiginoso, resultado de suas pregações a vários oprimidos (negros, pobres, mulatos e etc...) que viam na figura do conselheiro e em canudos a salvação de sua vida e a salvação de seu “pós vida”.
Canudos se transformou em um aglomerado humano de gente pobre, mas onde a fome não havia de habitar, havendo uma maior “justiça social” dentro de seus “muros”.

No entanto, essa comunidade não foi bem vista por vários grupos:
*Latifundiários: Grandes proprietários de terra, que em sua maioria aproveitavam o bom solo nordestino pro plantation de Cana de Açúcar, viram sua mão de obra sazonal e barata se esvair, ao passo que ela preferia se deslocar para canudos e la residir e trabalhar, ao invés de continuar em sua realidade e seu sub-emprego sazonal no canavial;
*Igreja: Embora Antônio seja cristão católico e não brandar Contra a Igreja Católica (uma vez que permitia a entrada de padres em Canudos a qualquer hora, e o próprio Conselheiro se via de certa forma “inferior” a estes no quesito espiritual), a Instituição Católica repudiava essa aglomeração humana pois encarava Antonio com desconfiança, sendo assim por não ter completo controle sobre ele e observando sua liderança RELIGIOSA exercida, o medo (que pode ser encarado como de concorrência também) fez com que a Igreja seja uma das opositoras dessa comunidade messiânica.
*Estado: O que você, senhor de classe média ou alta, trabalhador do Estado, poderia pensar de um grupo de gente pobre, que cresce vertiginosamente dentro de seu território, no qual seu controle não é absoluto, que vem a prejudicar a maior produção de riquezas vigente, e ainda se mune de antipatia por você (fora serem miseráveis, ou seja, seres quase animalescos)?
Com essa visão, o governo também repudiava Canudos;
A tensão pairava no ar, e oque estava por vir ja era sabido, sendo uma questão meramente de tempo.

FOTOS:
Topo: Visão de uma pequena parte de Canudos;
Fim: Parte do Exército Brasileiro (ultima campanha);

2 comentários:

  1. Poxa rapaz, adorei.. *.*
    não me decepcionou.. :) maior folgada né hahahaha
    Agora vou ler sobre a II Guerra, já volto para mais comentários! ;D

    ResponderExcluir